Aqui na turma a gente brinca bastante, mas vocês sabiam que as abelhas são extremamente organizadas e que cada uma é responsável por uma função dentro da colméia!?
Vamos ler um pouco sobre isso!
Quanto ao trabalho desenvolvido pelas abelhas de forma individual nas colméias, temos a seguinte distribuição:
Operárias: São fêmeas que não reproduzem e exercem diversas funções dentro da colônia que variam conforme as mudanças fisiológicas. Nos primeiros dias de vida, só executam serviços de faxina na colméia. Depois, quando as glândulas que produzem geléia real já estão desenvolvidas, passam a trabalhar como nutrizes, alimentando as larvas. Quando começam a produzir cera, estão aptas a assumir tarefas como a construção dos favos e, por último, quando desenvolvem as glândulas do veneno e do cheiro, as operárias exercem funções de guarda e sinalização. De maneira geral, as operárias podem exercer as seguintes funções durante o ciclo de vida:
- nutrizes
- guardiãs
- construtoras
- campeiras
- coletoras de água, resina, néctar e pólen
- aquecedoras do ambiente interno
- ventiladoras do ambiente
Zangão: Não possui ferramenta de trabalho, sua principal função é fecundar a rainha.
Rainha: Só há uma rainha em cada colméia. Sua função principal é manter o equilíbrio populacional da colônia, por isso é a única fêmea fértil. E ainda responsável pela união e harmonia da colônia. As rainhas não coletam pólen ou néctar, nem produzem mel, geléia real ou cera.
Assim que nasce, sua primeira atividade é procurar outras realeiras para destruir. Logo no 5 dia após o seu nascimento, a rainha inicia vôos nupciais que duram três dias, em média. Ela é fecundada por cerca de 10 a 20 zangões durante os vôos nupciais.
Após ser fecundada, a rainha retorna à colônia e inicia uma fase de postura que pode chegar até 3 mil ovos por dia. Nunca mais ela voará para o acasalamento e será alimentada diariamente por geléia real. Se, por algum motivo, a rainha não voltar de seu vôo nupcial, a colônia certamente será extinta.
Sistema de comunicação e orientação das abelhas
O sistema de comunicação das abelhas pode ocorrer de diversas maneiras e com finalidades diversas. Elas se conhecem pelo feromônio próprio de cada colméia, que é o cheiro próprio de cada rainha. As antenas servem também para se comunicar e localizar a fonte de alimento.
Os odores específicos, conhecidos como feromônio, por exemplo, podem ser emitidos pela rainha para atrair os zangões durante o vôo nupcial, para atrair as operárias ou ainda para controlar a enxameação. Já o feromônio das operárias tem a finalidade de defesa e orientação da colônia.
Normalmente as abelhas se comunicam quando estão nos favos. Uma das formas mais comuns de comunicação entre as abelhas se dá quando as operárias campeiras retornam às colméias com algum alimento. Para informar às demais onde se encontra o alimento, ela executa diversos tipos de dança que podem ser descritos da seguinte forma:
- Quando a fonte de alimento se localiza a menos de 100 metros do local da colméia, ela executa uma dança em círculos.
- Quando a fonte se localiza a mais de 100 metros ela executa uma dança em oito ou requebrado, tendo sempre o sol como referencial. Quanto mais intensa for a dança da operária campeira, maior será a fonte de alimento a ser explorada.
3 comentários:
Oi, eu gostei muito do conteúdo de vocês! Obrigada, vocês me ajudaram bastante em meu trabalho sobre sociedade animal! :)
Oi, eu gostei muito do conteúdo de vocês, me ajudaram bastante em meu trabalho sobre sociedade animal! Obrigada. :)
Olá, eu gostei bastante do conteúdo de vocês me ajudaram a fazer a minha pesquisa da vida animal!! Obrigada :)
Postar um comentário